ORLANDO GARCIA

PERÍCIAS GRAFOTÉCNICAS E DOCUMENTOSCÓPICAS


Grafotécnica

Documentoscopia

Exames e Elaboração de Laudos Periciais de Falsificações ou Autenticidades de Assinaturas e Documentos, Montagens, Enxertos, Supressões, Datilografações, Impressões Computadorizadas, Exames de Autoria de Redação e Estilo.

Perito Judicial - Assistente Técnico

(11) 99687-1202 | (11) 4169-6656

  orlandogarcia@uol.com.br 


Orlando G. Garcia.

Orlando Garcia

 

Curiculum Profissional

  • Formação:

    Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do   Campo.

  • Experiência Profissional

  • Perito Judicial: Perito em Grafotécnica / Documentoscopia, desde o ano de 1988, na elaboração de provas técnicas na qualidade de Perito Judicial em procedimentos cíveis e criminais do Tribunal de Justiça:

  • Assitente Técnico:  Atuante junto a escritórios de advocacia e ao Ministério Público na elaboração e suporte para a condução da prova técnica, além de acompanhamento dos trabalhos do perito judicial nomeado, formulação de quesitos e manifestações críticas quando necessárias.
  • Corregedoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo:     Autor da revisão do Capítulo XIV das Normas de Serviço da Corregedoria Geral – Provimento 08/2003 de 31/05/2003, na criação de mecanismos para coibir a prática de fraudes contra o serviço notarial.
  • CPI Senado Federal:           Perito Grafotécnico responsável pela elaboração de prova técnica do chamado “Esquema PC Farias”, junto à Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado Federal em 1992, que desvendou as “Contas Fantasmas” ligadas ao Presidente Fernando Collor de Mello.
  • Exames de Documentos: Exames de documentos de identificação pessoal através de seus elementos de segurança.           Exames de elaboração de contratos, testamentos, escrituras públicas de procuração e de compra e venda de imóveis, cheques, notas promissórias, procurações particulares, confissões de dívida, documentos autenticados, boletos bancários e guias de DARF e GPS.
  • Propriedade Imaterial:  Laudos Periciais de Contrafação de Marcas, Patentes de Invenção, Modelos de Utilidade, Desenho Industrial, Conjunto Imagem "Trade Dress"

Curso de Grafotécnica

Curso de Grafotécnica em São José dos Campos é sucesso de público e organização no Vale do Paraíba

Contando com a participação de mais de 120 pessoas, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) realizou no último dia 8 de outubro em São José dos Campos, o terceiro curso de Grafotécnica no hotel Othon Travel Intervale, que teve como principal objetivo o aprimoramento do reconhecimento de documentos por parte de Oficiais, escreventes e auxiliares.



"Considero a realização deste curso uma importante ferramenta para o aprimoramento do trabalho de escreventes e funcionários de cartórios. A avaliação de documentos e o reconhecimento de firma deve ter como base uma análise técnica e criteriosa, fundamentos que são extremamente

explorados neste curso", afirmou o vice-presidente da Arpen- SP, Nélson Hidalgo Molero, que esteve representando o presidente da Arpen-SP, Odélio Antônio de Lima. Para o diretor regional de São José dos Campos, Gilbero Motta Simões, o curso foi bastante proveitoso. .Foi muito bom, fiquei realmente impressionado com a qualidade do curso e com a facilidade que os peritos tem

em prender a atenção da platéia que participou bastante da palestra., completou Simões, que pela segunda vê promoveu um curso de Grafotécnica em sua regional.



A Grafoténica, ramo da Documentoscopia que tem por objetivo o estudo e análise dos elementos constitutivos da escrita manual, com o intuito de individualizá-la, explica Orlando Gonzalez Garcia.



O perito Orlando Garcia Gonzalez inicia a palestra sobre Grafotécnica falando a

respeito de temas teóricos do curso.